Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - anos iniciais do ensino fundamental

O Índice de Desenvovimento da Educação Básica (Ideb) é um índice sintético que mede a qualidade do aprendizado dos alunos da educação básica, em âmbito nacional e local, e contribui para o estabelecimento de metas específicas para a melhoria da qualidade do ensino. É calculado a cada dois anos.

carregando indicadores
Compare com outras localidades

Localidade
Filtro
Último valor

Nota técnica

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um índice sintético que reúne dados de fluxo escolar (obtidos no Censo Escolar) e a média de desempenho nas avaliações (provas como o Saeb para Estados e Prova Brasil para os municípios), medindo a qualidade do aprendizado nacional e contribuindo para o estabelecimento de metas para a melhoria do ensino. Seu cálculo é expresso pela média de desempenho (nacional, regional, municipal ou segundo a unidade administrativa) no Saeb, ou na Prova Brasil, dividida pelo tempo médio de conclusão de uma série (em termos nacionais, regionais ou segundo as unidades administrativas).

Os valores do Ideb para os municípios brasileiros representam apenas os resultados das instituições de públicas de ensino.

 

Baixar todos os dados do indicador

Excel (csv) LibreOffice (ods) Excel (xls)