Taxa líquidas de matrículas em pré-escolas

Identifica o número de crianças matriculadas de crianças de quatro e cinco anos de idade em estabelecimentos públicos ou privados da Educação Infantil (pré-escolas) e a proporção de crianças na faixa etária correspondente com acesso a esses estabelecimentos.

carregando indicadores
Compare com outras localidades

Localidade
Filtro
Último valor

Nota técnica

A taxa líquida de cobertura em pré-escola é calculada pela razão entre o número de matrículas de crianças de 4 e 5 anos de idade em estabelecimentos públicos ou privados da Educação Infantil (pré-escola) e a população correspondente à faixa etária entre 4 e 5 anos.

Inclui matrículas em turmas de atendimento complementar e Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Ensino Regular.

Fontes (população de referência):

Para os anos de 2000 e 2010: IBGE - Censos Demográficos.

Para os anos de 2001 a 2006: IBGE - Estimativas preliminares para os anos intercensitários dos totais populacionais, estratificadas por idade e sexo pelo MS/SGEP/Datasus.

Para os anos de 2007 a 2009: IBGE - Estimativas elaboradas no âmbito do Projeto UNFPA/IBGE (BRA/4/P31A) - População e Desenvolvimento. Coordenação de População e Indicadores Sociais.

De 2011 a 2021: Estimativas populacionais produzidos pelo IBGE  e enviadas ao TCU estratificadas por idade pela Fundação Abrinq.

Para o ano de 2022: Censo Demográfico de 2022, estratificado por idade pela Fundação Abrinq.

Baixar todos os dados do indicador

Excel (csv) LibreOffice (ods) Excel (xls)